Louis Daniel Armstrong:
Nascido na pobreza, na virada do
século XX, Louis Armstrong subiu
acima origem humilde para se
tornar um trompetista e
magistral artista amado. Ele
desempenhou um papel fundamental
no desenvolvimento de um dos
novos estilos mais importantes
do início do século XX, da
música - jazz . Armstrong
possuía a técnicas de
improvisação, um estilo
deslumbrante enérgico
e assim influenciou outras gerações de
músicos. Um dos primeiros a
realizar-estilo scat singing,
ele é conhecido também pela sua
distinta voz rouca. Armstrong
escreveu duas autobiografias e
apareceu em mais de trinta
filmes.
Datas: 04 de agosto de 1901 * -
6 de julho de 1971
Também conhecido como: Satchmo,
Pops
Louis Armstrong nasceu em New
Orleans, Louisiana, filho de
Mayann Albert e seu namorado
Willie Armstrong. Algumas
semanas depois do nascimento de
Louis, ficou sob os cuidados de
sua avó, Josephine Armstrong.
Josephine ganhava algum dinheiro
lavando roupa para famílias
brancas, ela esforçou-se para
manter a comida na mesa. Jovem
Louis Armstrong não tinha
brinquedos, poucas roupas, e
andava descalço na maioria das
vezes. Mesmo na pobreza, Josephine teve certeza que seu
neto frequentou a escola e
igreja.
Enquanto Louis estava vivendo
com sua avó, sua mãe tem um
breve relacionamento com Willie Armstrong
e deu à luz a uma segunda criança, Beatrice,
em 1903. Beatrice ainda era muito jovem,
Willie mais uma vez deixa Mayann.
Quatro anos mais tarde, quando
Armstrong tinha seis anos de
idade, volta viver com sua mãe,
em um bairro violento chamado
Storyville "campo de batalha"
por causa do jogo, bebedeiras,
brigas, tiroteio e que
freqüentemente ocorreram lá..
Louis tinha que cuidar de sua
irmã para sua mãe poder
trabalhar.
Aos sete anos, foi trabalhar com
entrega de carvão
para os Karnoffsky uma família
de imigrantes judeus
russos e para às prostitutas de Storyville.
Louis empurrava a carroça,
tocando uma longa e fina corneta
a fim de avisar aos clientes e a
família Karnoffsky que eles estavam
chegando.
A sra. Karnoffsky insistia que
ele
jantasse bem antes de voltar
para casa e Armstrong nunca se
esqueceu
da bondade da família. Durante
toda a sua vida, ele usaria a
estrela-de-davi
Certo dia, Louis descobriu uma
corneta bem surrada na vitrine
de uma loja
de penhores e pediu aos
Karnoffsky que lhe adiantassem
cinco dólares para comprá-la.
''Após soprá-la por pouco
tempo'',
recordou Armstrong
''eu percebi que podia tocar
Home Sweet Home.
Durante a realização na rua,
Armstrong e seus amigos entraram
em contato com músicos locais,
muitos dos quais disputados em
Storyville honky-tonks (bares
com patronos da classe
trabalhadora, muitas vezes
encontrada no Sul). Armstrong
fez amizade com um dos melhores
trompetistas mais conhecidas da
cidade, Bunk Johnson, que lhe
ensinou canções e novas técnicas
e permitiu Louis sentar-se com
ele durante as apresentações do
honky-tonks.
Armstrong conseguiu ficar fora
de problemas, até que um
incidente na véspera do Ano Novo
1912 mudou o curso de sua vida.
Durante o Réveillon rua
celebração no final de 1912,
onze anos de idade, Louis
disparou uma pistola para o ar.
Ele foi levado para a delegacia
e passou a noite em uma cela. Na
manhã seguinte, um juiz o
condenou e é levado para Waif Colored por um período indeterminado de
tempo.
Em Waif Colored um reformatório para
jovens negros com problemas,
administrado pelo capitão Joseph
Jones um ex-soldado, o
capitão Jones fornecido
disciplina duras, bem como refeições
regulares e aulas diárias, os
quais tiveram um efeito positivo
sobre Armstrong. Curiosamente,
foi essa temporada no
reformatório que o fez ter um
contato intensivo com a música,
na escola, Armstrong foi
instruído por Peter Davis e se
tornou o líder da banda de
música da casa.
Depois de dois anos no
reformatório, Armstrong foi
autorizado a voltar a morar com
sua mãe e sua irmã. Ao retornar,
Armstrong formou um quarteto com
os seus amigos. Cada membro do
grupo tinha um apelido, Louis
Armstrong foi apelidado de "Satchelmouth"
(mais tarde encurtado para "Satchmo"),
uma referência ao seu largo
sorriso. O grupo tocava nas
esquinas e colocavam um chapéu
no chão para as gorjeias do
público que passa. Embora
Armstrong vivendo em um bairro
pobre, as ricas tradições
musicais da cidade compensados.
A extraordinária musicalidade
inata de Armstrong, somada à
disciplina técnica que havia
adquirido na banda do
reformatório, capacitaram-no a
tocar num estilo pessoal,
incisivo e virtuoso que
ultrapassava o estilo reinante
em New Orleans naquele tempo.
Por volta de 1917, Joe “King”
Oliver, percebendo o talento do
jovem, tomou Armstrong sob sua
proteção, e quando foi para
Chicago em 1918, recomendou
Armstrong para substituí-lo na
banda de Kid Ory. Louis tocou
com a banda de Fate Marable
entre 1919 e 1921, e em 1922 foi
para Chicago para se juntar
novamente a Oliver. Em 1924
casou-se com Lillian Hardin, a
pianista do conjunto de Oliver
(a segunda de suas quatro
esposas). Por incentivo de Lil,
Louis deixou Oliver e entrou
para a orquestra de Fletcher
Henderson em Nova Iorque, com
quem ficaria pouco mais de um
ano.
A estréia de Armstrong como
líder se deu em 12 de novembro
de 1925. Nos anos seguintes,
Armstrong gravaria muito, com os
Hot Five de 1925-1926, os Hot
Seven de 1927 e os Hot Five de
1928 - os melhores (com seis
integrantes), com Earl Hines ao
piano. Toda essa série de
gravações é absolutamente
antológica, e ocupa um lugar
central na história do jazz.
Nelas, o gênio de Armstrong se
revela em sua plenitude. Durante
esse período, Armstrong também
trabalhou com inúmeras
orquestras. Foi por essa época
que ele trocou definitivamente a
corneta pelo trompete. A partir
de 1929, Armstrong deixa os
conjuntos pequenos e passa
dezenove anos trabalhando apenas
à frente de grandes orquestras,
sempre como estrela absoluta. Em
1932 e 1933 fez suas primeiras
turnês pela Europa. Em 1938
Louis e Lilian se divorciam e
ele se casa com Alpha Smith. Em
1942 casa-se com Lucille Wilson,
que seria sua esposa até o fim
da vida. Nos anos 40,
especialmente com o declínio do
swing no pós-guerra, a música de
Armstrong começou a ser
considerada pelo público como um
tanto fora de moda. Em 1948
forma o Louis Armstrong and His
All Stars, um sexteto de grandes
músicos, nos moldes do seu
segundo Hot Five, agora com a
participação do ex-clarinetista
de Duke Ellington, Barney Bigard,
o notável trombonista Jack
Teagarden, o baixista Arvel Shaw,
o grande baterista Sid Catlett,
e o mestre Earl Hines ao piano.
Esse conjunto se revela o
contexto ideal para a arte de
Armstrong, e com ele faz turnês
por todo o mundo. No entanto,
com o passar do tempo, ocorreram
sucessivas mudanças no pessoal
dos All Stars, o padrão musical
caiu sensivelmente, e a música
se tornou mais previsível.
Nos anos 50 e 60, Armstrong se
tornou uma celebridade sem
paralelo no mundo da música
popular, graças não só às suas
turnês e gravações, mas também,
às suas participações em filmes.
Apesar de ter sofrido um ataque
cardíaco em 1959, continuou
ativo e realizando turnês.
Enfrentou algumas críticas por
parte dos ativistas negros
norte-americanos, pelo fato de
não militar mais ativamente no
movimento dos direitos civis.
Porém é preciso lembrar que,
naquela época, Louis já se
aproximava dos 60 anos de idade,
e pertencia a uma geração
diferente daquela que estava
assumindo a linha de frente dos
protestos e da militância no
final dos anos 50 e ao longo dos
anos 60. Armstrong trabalhou até
os seus últimos dias, e morreu
dormindo em sua casa, em Nova
Iorque, em 6 de julho de 1971.
* Ao longo de sua vida, Louis
Armstrong afirmou que sua data
de nascimento era 04 de julho de
1900, mas documentos encontrados
depois de sua morte, confirmou a
data real a ser 04 de agosto de
1901
Louis Armstrong foi o primeiro
grande solista de trompete no
jazz. Sua trombeta e vocais
inconfundíveis, continuou fazendo
o que ele mais amava, fazer as
pessoas felizes.
What a Wonderful World
Foi gravada pela primeira vez na
voz de Louis Armstrong e lançada
como compacto no início do
outono de 1967. A intenção era
que a música servisse como
antídoto ao carregado clima
racial e político nos Estados
Unidos (foi escrita
especialmente para Armstrong ),
a canção detalha o deleite do
cantor pelas coisas simples do
dia-a-dia. A música mantém,
também, um tom esperançoso e
otimista em relação ao futuro,
incluindo uma referência aos
bebês que nascem no mundo e
terão muito para ver e aprender.
A canção, inicialmente, não
obteve êxito nos Estados Unidos,
onde vendeu menos de 1000
cópias, mas foi um grande
sucesso no Reino Unido,
foi uma campeã de vendas em
1968.
Em 1988, a gravação original de
Louis Armstrong foi apresentada
no filme Good Morning, Vietnam,
e foi re-lançada , alcançando a
posição número 32 na Billboard
Hot 100 em abril daquele ano.
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