www.mulhervirtual.com.br

 
Distinção, fascínio e amor 
 

Cravo representa o amor puro e latente, e também a liberdade. Ao contrário do que ocorre com as rosas, o cravo branco é símbolo de uma paixão ainda mais acentuada do que o cravo de cor vermelha.

Cravo Amarelo : desapontamento - transmite uma queixa à pessoa amada - você me decepcionou - estou triste

Cravo Vermelho : significa que você vive para a pessoa amada -  Amor vivo  - Amor puro - representa o viver por e para a pessoa amada -amor intenso - admiração

Cravo Branco : inocência, amor puro e ardente, encanto - leva boa sorte a quem se ama -doce e adorável; inocência -  Ingenuidade

Cravo Rosado : preferência - amor marcante - significa que nunca esquecerá seu amor

Cravo
Roxo – Solidão - capricho

Cravo,
Purple: Antipatia e capricho

Cravos
Duas cores : Não - recusa - desculpe mas não posso estar com você - gostaria de poder estar com você

Cravos  não mencionado a cor - Sim

 
  Nome científico: Dianthus caryophyllus L
Família: Caryophyllaceae
Nomes populares: cravo, craveiro
Etimologia: a palavra Dianthus provém do grego, significando ‘flores de Zeus’ e o da família, Caryophyllacea, de um nome antigo da árvore do cravinho, uma vez que as suas flores possuem um cheiro semelhante a esta erva aromática
 
   
   
Curiosidade

Os cravos eram considerados ‘flores divinas’ pelos antigos gregos, sendo também muito retratados na época do renascimento, pois era símbolo de fidelidade.

Muito citada na literatura, esta flor tem um significado especial; representando o homem nos romances, enquanto a mulher é representada pela rosa. É tradicional em casamentos o noivo, os pais e padrinhos utilizarem um cravo branco na lapela.

Certas variedades exalam um aroma delicado, motivo pelo qual são utilizadas na fabricação de perfumes. Os cravos reproduzem-se por meio de sementes, e necessitam de solo quente, sem excessiva humidade.

Em Portugal o cravo-vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974). Símbolo das mães em vida e os cravos brancos o símbolo das mães que já partiram (Anna Jarvis).

A maioria das espécies de formigas domésticas são altamente repulsivas ao cravo, sendo este um bom agente para combater invasões.

As flores do cravo são também utilizadas na culinária desde a civilização romana e, assim como o cravinho na Inglaterra medieval, proporcionam um gosto especial ao vinho.

O cravo é uma flor simbólica, que simboliza o homem em romances, enquanto a rosa simboliza a mulher, é uma planta herbácea, perene, de 60 a 90 cm de altura, sendo sua folhagem também ornamental, com coloração azulada. O cravo é considerado a planta ornamental mais antiga em seu cultivo.

Distinguem-se em dois grupos principais: os cravos perpétuos e os cravos anuais.

Suas flores são grandes e perfumadas, simples na espécie silvestre, dobradas nas inúmeras variedades cultivadas, nas cores vermelha, branca, amarela e rósea.

As flores também são amplamente utilizadas com flores de corte, sendo utilizadas em arranjos e buquês.
 

Cultivo

Cultivada especialmente e com sucesso em bordaduras ou formando conjuntos isolados, a pleno sol ou meia-sombra, em canteiros com terra rica em matéria orgânica e com boa drenagem.

Como reproduzir: Os cravos perpétuos multiplicam-se por meio de estacas, e os anuais são multiplicados por sementes postas a germinar no fim do verão. As estacas são preparadas no fim do inverno e as melhores são retiradas do meio da haste.
 

 

® Mulher Virtual
Todos os direitos reservados.
www.mulhervirtual.com.br