www.mulhervirtual.com.br

 
Generosidade
 

Dedicação - consagrado - destinado - devoto lealdade -fidelidade - zeloso
- ardente - afeição

   
  Nome científico: Malva sp. Alcea setosa
Família: Malvaceae
Nomes populares: Malva - malva-almiscarada, malva-moscada, malva-alta, malva-silvestre (ing. Hollyhock)
Etimologia: originário do latim Mallow
Origem: Europa, parte da Ásia e norte da África



 

   
   
Curiosidade

Alcea ( Al-ce-a ), comumente conhecido como malvas , é um gênero de cerca de 60 espécies de plantas com flores na família malva Malvaceae . A maioria das espécies são nativas do sudoeste e central da Ásia , embora alguns são nativos do sudeste da Europa ou do Egito . Eles são bienais ou de curta duração perenes plantas que crescem a 3,5 m (11,48 pés) de altura, com amplas, arredondadas, palmately lobed folhas e numerosas flores (rosa ou amarelo em espécies silvestres) no caule ereto central.

A algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais, enquanto outras são consideradas invasoras e algumas são comestíveis, como a Malva verticillata que é produzida, em escala limitada, na China.

A malva medicinal (Malva sylvestris) é usada principalmente em afecções de garganta e ouvido. Apresenta propriedades diuréticas e atua em inflamações de pele devido à picada de insetos. É excelente para recompor a mulher após o parto.

É recomendada para pessoas que têm como profissão a fala, pois repõe energias no chacra laríngeo. Auxilia a expressão, reduzindo a timidez. É ótima para os que verbalizam sempre de forma muito agressiva ou defensiva.
Além da malva medicinal existe a têxtil, que chega a 3 m de altura e é indicada para a fabricação de fibras para confecção de roupas e artesanatos.

A malva também tem uso culinário, sendo utilizado na composição suave em saladas picantes como as de agrião e rúcula, capuchinha e almeirão ou para a fabricação de geléia de malva. O chá concentrado de malva ou a tintura podem ser usados em gargarejos para quem tem faringite ou amidalite. Compressas do chá podem ser feitas nos olhos para aliviar dores de cabeça ou processos inflamatórios no rosto.

Cultivo

Solo: Prefere solos férteis, ricos em matéria orgânica ou bem estercados.
Regas: Exigente em água, a menor falta de água causa rápida murchar das folhagens.
Luminosidade: Sol pleno

CLIMA: Esta espécie é exigente em temperaturas amenas, recomenda-se o plantio na região sul e áreas de altitude no restante do Brasil. Em clima quente exigirá maior quantidade de regas e/ou plantio à meia-sombra.

 

® Mulher Virtual
Todos os direitos reservados.
www.mulhervirtual.com.br