Bebidas/Peixes Bacalhau Empanado ao Molho de Tomate


INGREDIENTES
1 kg lombo de bacalhau 
3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 colher (sopa) de óleo 
2 colheres (sopa) de cebola picada 
1 dente de alho picado 
3 colheres (sopa) de salsinha picada 
3 tomates grandes (510 g), sem sementes, picados 
1 pitada de pimenta-do-reino 
½ xícara de farinha de trigo (60g para empanar) 
2 xícaras de óleo (para fritar) 
¼ de xícara de alcaparra em conserva, escorrida (40 g) e lavada 

Preparo

Em uma bacia de cozinha ou tigela grande, cubra o bacalhau com água fria, vede com filme plástico e deixe na geladeira por 48 horas, trocando a água pelo menos quatro vezes para retirar o sal. Lave o bacalhau em água corrente e escorra. Retire a pele e as espinhas e corte-o em pedaços de 5 em x 7 cm. Reserve. 
Numa panela grande, aqueça o azeite de oliva e o óleo em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até a cebola ficar macia (aproximadamente 2 min). Acrescente a salsinha e misture bem. Junte o tomate, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo às vezes, até obter , um molho espesso (cerca de 10 min) 
Enquanto isso, tempere o bacalhau reservado com a pimenta-do-reino e envolva-o com farinha de trigo. Reserve. 
Numa frigideira média, aqueça o óleo em fogo médio. Acrescente o bacalhau e frite até dourar ligeiramente de ambos os lados (aproximadamente 2 min de cada lado) Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel-tolha. 
Adicione o bacalhau e a alcaparra à panela com o molho, tampe e aqueça por aproximadamente 1 min. Transfira para uma travessa e sirva a seguir.