www.mulhervirtual.com.br

 
Crença
 

Obrigado por sua amizade - Fé
 

 
  Nome científico: Iris sanguinea
Família: Iridaceae
Nomes populares: falso-íris, lírio-roxo-das-pedras, pseudo-íris-azul, lírio-roxo-das-pedreiras.
Etimologia: as plantas do gênero Neomarica foram originalmente chamadas de Marica, em homenagem à mitológica ninfa da água. O prefixo neo, deriva da palavra grega, e significa nova
Origem: China, Japão, Mongólia, Rússia
 
   
   
Curiosidade

Íris: planta herbácea, perene, vigorosa e florífera, apresenta o porte de 0,90 a 1,20 m de altura, com folhagem longa disposta em leque, com aspecto bastante ornamental. As inflorescências são altas, eretas, sendo a haste alada com flores azuladas, branca, e amarela ou roxa, muito atrativas, mas com pequena durabilidade. A floração ocorre durante o ano todo, sendo mais abundante na primavera-verão.

Curiosidades: na mitologia grega, Íris é a deusa do arco-íris. Considerada como a mensageira dos deuses para a humanidade. É filha do Titan Thaumas e da ninfa Electra. Ela é retratada como uma jovem mulher com asas e seus atributos são um arauto e um lançador. Essa flor aparece bastante ornamentando vasos gregos.

Na mitologia japonesa, íris é um símbolo guerreiro e são as melhores flores para presentes de aniversário. Oferecer esta flor a uma pessoa traz saúde e sabedoria.
Íris é uma flor primaveril, que garante os favores divinos. As pessoas nascidas sob o signo de Íris (22/11 a 21/12) tendem a ser esforçadas e podem dar-se muito bem em cargos de liderança. Quem nasceu neste período incorpora o papel de purificador de almas e protetor dos homens. Simboliza o mensageiro que faz a ligação entre a Terra e o Céu. A flor é símbolo de trabalho e dedicação.

 

Cultivo

A planta desenvolve-se bem a pleno sol, meia sombra ou áreas sombreadas, desde que não seja com sombra densa. O solo indicado para cultivo são os férteis, enriquecidos com matéria orgânica e recebendo irrigação periódica. Desenvolve-se bem em regiões com clima frio.

Propagação: multiplica-se por divisão da planta ou sementes, formadas na própria inflorescência.

Usos: cultivada formando conjuntos isolados, em maciços ou bordaduras.

 

 

® Mulher Virtual
Todos os direitos reservados.
www.mulhervirtual.com.br