.

 

Dicas contra o câncer de pele.

Dos tipos de cânceres, o de pele é o mais freqüente, porém, curável em mais de 95% dos casos, se diagnosticado precocemente e se tomarmos alguns cuidados muito simples com a nossa pele, como o auto-exame e o uso de protetores solares. O auto-exame deve ser feito a cada três meses e é bastante simples: observe seu corpo no espelho. Caso haja alguma ferida que não cicatriza, ou surgimento de manchas não uniformes, que coçam e têm textura áspera, comunique ao seu dermatologista. Há algo também bastante importante que, além de combater o envelhecimento, evita o câncer de pele: utilizar filtro solar, que protege a pele dos raios UVA e UVB, principais causadores desse tipo de câncer.

Aqui vão outras dicas:

. Mesmo em dias nublados ou chuvosos, no escritório ou dentro de casa, use protetor solar. A luz artificial, a areia, a neve e o concreto também refletem luz e raios UVA/UVB.

. Pessoas com pele muito clara, de olhos ou cabelos claros, que têm sardas ou pintas devem usar filtro solar de alto fator de proteção, como 30 ou 40, diariamente.

. Sempre que você suar, fizer exercícios físicos ou nadar, reaplique o filtro solar de acordo com o tempo indicado no rótulo do produto.

. As crianças precisam, desde cedo, se proteger dos raios solares, utilizando produtos desenvolvidos especialmente para suas peles sensíveis.

. Além do filtro solar, você pode se proteger usando óculos escuros com proteção contra os raios UVA/UVB, além de chapéu, boné ou guarda-sol.

. Evite o bronzeamento artificial: ele é um indutor do câncer, pois reflete os raios UVA com maior intensidade. Além de ser prejudicial a sua saúde, é responsável pelo envelhecimento precoce.

. Uma saída para evitar os raios nocivos e manter a pele bronzeada é usar um produto autobronzeador.

Como age e como deve ser aplicada a Loção Autobronzeadora?

Ela estimula a produção de melanina na pele, proporcionando o efeito bronzeado. Não é como uma maquiagem, que pode ser removida durante o banho, mas é eliminada gradualmente, conforme a suspensão de sua aplicação ou de acordo com a renovação celular, que ocorre de 20 a 28 dias aproximadamente. Deve ser aplicada preferencialmente após o banho, sobre a pele hidratada, em movimentos circulares e uniformes. Recomenda-se também que antes da aplicação, esfolie a pele para a remoção de células mortas e para obter um efeito uniforme. Logo após a aplicação, recomenda-se lavar bem as mãos com água e sabonete, principalmente entre os dedos, evitando manchas na região.