.

Dieta anticelulite 

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba exatamente o que é celulite: trata-se de um depósito de células gordurosas, cheias de água e de toxinas. 
Como uma esponja, essas células retêm água. As toxinas deveriam ter sido eliminadas das células pela circulação sangüínea e do corpo pelos processos normais de eliminação, ou seja, transpiração, urina ou excreção, mas um ou mais desses sistemas de eliminação não está funcionando bem. 

Uma das causas pode ser o consumo exagerado de alimentos pesados, mas não nutritivos, assim como a ingestão insuficiente de água ou falta de exercícios. 

Um outro fator que pode agravar seriamente essa situação é a tensão nervosa que paralisa os órgãos, impedindo seu funcionamento normal. 

Além de um bom programa de exercícios, é preciso fazer uma dieta. 
Não se trata de um regime comum, mas de uma dieta planejada para ajudar seu corpo a se livrar dos detritos tóxicos. A purificação e eliminação são as suas metas primárias, não a perda de peso. Por isso, antes da diminuição de calorias, ela exige alimentos de fácil digestão e que ajudem o corpo a "queimar" os materiais de sobra. Alimentos pesados, que tendem a sobrecarregar o fígado dificultando a digestão, são proibidos. 

O QUE VOCÊ PODE COMER 

Legumes: Procure comer uma boa quantidade deles crus. 
Frutas: sempre frescas 
Saladas: temperadas com óleo vegetal 
Queijos: qualquer tipo não muito gorduroso 
Iogurte: apenas o natural (se quiser com frutas, acrescente frutas frescas) 
Leite: de preferência desnatado. 
Carnes, peixes e frangos: apenas carnes magras, cozidas ou assadas, consumidas moderadamente. 
Água: de 6 a 8 copos por dia. 

Os principais elementos da dieta anti celulite são as frutas e os legumes frescos. Carnes, peixes e aves deveriam ser consumidos apenas uma vez por dia. Diminua o sal o máximo possível e evite tomar líquidos durante as refeições. Quanto a pão e massas, se você for uma pessoa de peso normal, poderá comê-los moderadamente. Mas, se estiver acima do peso, é importante evitá-los. 

CARDÁPIO MODELO 

Café da manhã 
1 fruta fresca 
1 ou 2 ovos pochê 

Café 
Às 10 horas 
1 fruta fresca ou 1 copo de suco de frutas 

Almoço 
Legumes crus: cenoura, salsão, pepino, tomate, rabanete ou outros 1 salada completa, queijo, iogurte 

Lanche da tarde (apenas se você sentir fome) 
1 fruta ou 1 copo de suco de frutas 
Legumes crus como no almoço 
Carne, peixe ou frango cozido ou assado. 
Legumes cozidos, salada de folhas 
Fruta fresca 

SEU INIMIGO, O SAL 

O seu exagerado do sal pode contribuir para a formação de celulite. É muito importante, portanto, que a ingestão de sal seja restringida o mais possível, para facilitar a eliminação dos líquidos. Isso significa não só evitar salgar demais os alimentos como evitar os naturalmente salgados, como anchovas, picles, bacon etc. 

SUA AMIGA, A ÁGUA 

A água é fundamental na luta contra a celulite. Quanto mais água você tomar, tanto mais ativos serão os seus rins na limpeza de seu corpo, eliminando os resíduos pela urina. A dose diária de água deve ser de seis a oito copos sempre tomados entre as refeições. 

UM ALIADO ESPECIAL 

Um de seus maiores aliados na luta contra a celulite é o iodo. Ele é a matéria - prima que dá energia à tireóide, a glândula que determina o índice do processo metabólico que queima o alimento para transformá-lo em energia. Essa combustão é importante porque qualquer alimento que não seja queimado de maneira apropriada pode acabar sendo armazenado como gordura indesejável, levando à celulite. Muitos alimentos deliciosos são ricos em iodo. Tente incluí-los regularmente na dieta : 
alcachofra, agrião, alface, alho, aspargo, arroz integral, banana, batata, cebola, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, gema de ovo, morango, nabo, pêra, repolho, tomate, uva, vagem. 

CUIDADO COM OS PETISCOS 

Quase todo mundo tem dificuldades em restringir o hábito de comer apenas às refeições. E são justamente esses petiscos beliscados entre as refeições, são os principais causadores da celulite e, também, do excesso de peso. Os seguintes alimentos não 
atrapalharão você na luta contra celulite: frutas, iogurte, legumes crus e leite desnatado. 

Estes são os "poluentes". 
Alguns alimentos devem ser evitados a qualquer preços. São eles os grandes responsáveis pela "poluição" do seu corpo: 
anchovas, azeitonas, batata frita, bacon, Ketchup, Chucrute, carne de porco, chocolate, enlatados, frituras em geral, frutas oleaginosas, lingüiça, maionese, peixes /carnes defumadas, picles, pizza, refrigerantes, salame e salsicha. 
Apesar de não ser estritamente proibido como os alimentos acima, o café deve ser tomado com moderação: não mais que 2 xícaras por dia, de preferência fraco.