O cabelo é a moldura do rosto

DICAS DE CABELO

Cabelo incrível, sedoso e saudável, truques para dar mais brilho, acelerar o crescimento, escolher a cor, ou saber qual corte de cabelo é melhor para o formato do seu rosto no momento.
Confira...Truques e dicas para o dia a dia.
 
 
 

- Não passe mais de 3 dias sem lavar o cabelo
Não ficar mais do que 3 dias sem lavar o cabelo, até mesmo os cacheados e crespos. Eles podem até não aparentar oleosidade, mas os cremes e óleos usados, além de impurezas do dia a dia, podem entupir o couro cabeludo, impedindo-os de crescerem saudáveis.

- Hidratações com máscara duram de 5 - 15 minutinhos
O creme de tratamento é a forma mais prática para fazer a hidratação em qualquer tipo de cabelo. Hoje, as famosas máscaras já conseguem hidratar os fios em 5 ou 15 minutos, o que facilita a aplicação na semana.

- Massageie o couro cabeludo de vez em quando
Quer acelerar o crescimento dos cabelos? De vez em quando, faça massagens no couro cabeludo com a ponta dos dedos, de forma bem suave. Isso vai ativar a circulação sanguínea na região, fazendo com que os fios cresçam mais rápido e saudáveis.

- Apegue-se ao óleo capilar
Sabia que o óleo capilar pode ser mais do que um produto prático para selar as pontas? Ele pode ser usado para fazer umectação, que dá brilho intenso em qualquer tipo de cabelo, principalmente os crespos e cacheados.
Um óleo a base de silicone, aplicado nas pontas dos fios, também deixa os cabelos menos volumosos. 

- Use um creme para pentear mesmo se seu cabelo for liso
Não é só cacheada que precisa usar creme para pentear: quem tem cabelo liso também pode tirar proveito do produto para proteger a fibra capilar, repor nutrientes e evitar o frizz. Se o seu cabelo for muito oleoso, escolha um creme mais leve ou um leave-in que também ajude a desembaraçar.

- Use um pente de madeira para evitar frizz
Os pentes de madeira, além de facilitarem o desembaraço, também evitam o frizz. Quem tem cabelo cacheado pode escolher os pentes de dentes largos, enquanto as donas de fios lisos e finos podem pentear com um de dentes mais juntinhos.

 Pré-shampoo pode ser usado para turbinar tratamentos capilares
Ainda não sabe pra quê serve o pré-shampoo? Ele tem uma ação de limpeza profunda porque abre as cutículas do cabelo e retira as impurezas. Isso também ajuda que a hidratação, nutrição e reconstrução funcionem melhor. A dica é usar o pré-shampoo a cada 15 dias para não ressecar as madeixas.

 Use leave-in para disfarçar e selar as pontas duplas
Está com pontas duplas e quer disfarçar sem precisar cortar? Recorra ao leave-in! O produto sela as pontinhas e ainda garante movimento e mais brilho aos cabelos molhados ou secos. Para aplicar, é só aplicar o produto na palma das mãos e enluvar as pontinhas.

 Aposte no pré-poo para proteger os cabelos cacheados do ressecamento
Já ouviu falar no pré-poo? É a técnica de aplicar óleo ou condicionador antes do shampoo, para proteger a oleosidade natural do fio. Feita pelas crespas e cacheadas, basta deixar o produto agindo cerca de 20 minutos antes do shampoo, e depois, lavar os cabelos normalmente.

 De vez em quando, substitua o condicionador pela máscara de tratamento
Para cabelos que precisam de uma hidratação profunda, vale trocar o condicionador pela máscara de tratamento, de 15 em 15 dias. É que o produto tem maior concentração de ativos, que já vão agir na hora do banho e melhorar o aspecto das madeixas.

 Aposte nas ampolas na hora da correria
As ampolas capilares são verdadeiras aliadas quando a intenção é dar um up rápido nos fios antes de algum compromisso porque também têm alta concentração de ativos como ceramidas, d-pantenol, entre outros. Elas podem ser usadas sozinhas ou misturadas ao condicionador.

 Se quer fios ondulados, durma de trança ou faça um coque frouxo
Para quem quer dar um tempo no babyliss ou chapinha, mas ainda quer dar um efeito ondulado nos fios, uma dica é dormir de trança e soltar no dia seguinte, ou fazer um coque frouxo com os fios molhados e soltar as madeixas depois de 1 ou 2 horas.

 Umectação é o jeito mais potente de dar brilho nos cabelos cacheados
A umectação usa o óleo capilar nos cabelos inteiros para dar mais brilho e nutrientes aos fios. Basta aplicar o produto da raiz às pontas e deixar agir por cerca de 2 horas. Aqui você pode aprender o passo a passo de como fazer todos os tipos de umectação.

-   Dar mais balanço ao cabelo durante o dia com um leave-in que não pese
Surgiu um compromisso de última hora e você quer dar mais movimento aos cabelos? Tenha sempre um leave-in ou um óleo capilar na mesa do trabalho ou na bolsa: é só aplicar umas gatinhas no comprimento, enrolando com as pontinhas com os dedos.

-   Se você tem franja, use shampoos para cabelos mistos
Quem tem franja sabe que essa parte do cabelo fica oleosa mais rápido, e a dica é lavar os fios com shampoo para cabelos mistos, que seguram a oleosidade por mais tempo. Além disso, eles também conseguem hidratar as pontas.

-   Dê um jato de água fria no final da lavagem
Mais um truque para evitar oleosidade: mesmo que lave os cabelos com água morna, dê um jato de água fria nas madeixas. Isso vai ajudar a fechar as cutículas do cabeludo e "resfriar" o couro cabeludo, já que a água quente aumenta a produção de sebo.

-   Use o truque com spray fixador para dar volume ao cabelo
Para quem tem cabelos finos ou muito lisos e quer fugir do efeito chapado, um truque é aplicar spray fixador nas mãos e aplicar o produto levantando a raiz , "sacudindo" os fios levemente para cima.

-   Faça penteados com topete se a intenção é parecer mais alta
Sabe aquela festa em que você quer parecer mais esbelta e alta? A dica é fazer penteados com topete, desde semi-presos, rabo de cavalo ou até deixar os fios soltos com a raiz mais alta no topo da cabeça.

-   Aplique um óleo capilar nos cabelos loiros antes da piscina
Para evitar que o cabelo fique verde depois de um banho de piscina, a dica é criar uma barreira de proteção com óleo capilar antes de entrar na água. Assim, o cloro não consegue alcançar os pigmentos da coloração.

-   Nunca passe o condicionador na raiz
Na hora da lavagem, o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento ou nas pontas do cabelo. Se for aplicado na raiz, ele pode deixar o cabelo mais oleoso, pesado e até mesmo entupir os poros, causando a caspa.

-  Você pode combinar produtos de tratamento
Uma dica para potencializar os tratamentos é combinar produtos: o óleo capilar pode ser misturado à máscara de tratamento e a ampola pode ser colocada dentro do condicionador.

-  Use produtos com proteção solar para evitar desbotamento da cor
Se você pinta os cabelos, seja de preto, de castanho, de loiro, ruivo ou qualquer cor fantasia, não deixe de aplicar produtos com FPS para proteger a cor das madeixas e evitar o desbotamento que o sol pode causar. Cremes de pentear e óleos são os que protegem os cabelos no dia a dia.

-  Desembarace os cabelos antes de entrar no banho
Para evitar nós durante a lavagem com shampoo, a dica é pentear os cabelos antes do banho. Isso também ajuda o shampoo a limpar melhor mecha por mecha.

 

 
 



-  Secador também pode criar ondas
Quer criar ondas no cabelo sem o babyliss? A dica é torcer mechas com os dedos, segurar nas pontinhas e posicionar o secador nelas, uma de cada vez. Quando soltar, você terá ondas naturais e mais abertas.

- Aplique protetor térmico antes da chapinha, do secador e do babyliss
A alta temperatura secador, chapinha, babyliss ou difusor tira a água da fibra capilar, deixando o fio ressecado.  Uma dica simples que vale ouro, é  aplicar leave-in ou óleo capilar nos fios secos ou molhados, com proteção térmica, agudando a não ressecar os cabelos ou criar frizz.

- Usar o secador nos cabelos molhados pode fazê-los cair mais
Para secar os cabelos de forma saudável, além do protetor térmico é preciso retirar o excesso de água primeiro. O ideal é que os fios fiquem, pelo menos 90% secos, para diminuir o tempo de exposição ao calor e aos puxões.

-  Saiba evitar o frizz com o secador
Na hora de secar os cabelos com secador, uma dica para evitar o frizz é posicionar o bocal em paralelo à mecha que você estiver secando: de cima para baixo ao secar mechas do topo da cabeça e deitado nas mechas da nuca, por exemplo.

-   Para a escova ou a chapinha durar mais tempo, proteja os fios no banho
Para a escova ou a chapinha durar mais tempo sem aparentar oleosidade, não deixe de proteger os cabelos no banho com uma touca, que pode ser de plástico mesmo. Isso vai fazer com que a umidade do banheiro não aumente a produção das glândulas sebáceas no couro cabeludo.

- Escova progressiva e coloração no mesmo dia?
Se você colore o cabelo e também faz alisamentos, dê um espaço de 20 dias entre os dois para que o cabelo se recupere da primeira química. A dica é fazer hidratações e nutrições nesse período para preparar os cabelos para a coloração ou alisamento.

 

 

-  Corte
O ideal é cortar as pontas de 30 em 30 dias, os cabelos crescem cerca de 1cm por mês. Mas se você quiser deixar o cabelo crescer, pode cortar com menor frequência, de 3 em 3 meses.

-  Faça corte em camadas se quiser volume e movimento
Quem tem cabelo liso, fino ou alisado com escova progressiva e quer fugir do efeito chapado e sem volume pode fazer um corte desfiado ou em camadas, para dar mais movimento e balanço as madeixas. Os cortes com franja também ajudam a dar volume.

-   Use maquiagem capilar para disfarçar fios brancos e raiz crescendo
Está sem tempo para retocar a raiz ou quer disfarçar o cabelo branco de última hora? Aposte nos sprays de retoque, que colorem os fios grisalhos e também retocam a raiz do cabelo. Eles duram até a próxima lavagem.

-  Não use apenas descolorante para platinar os cabelos
Os descolorantes vão, sim, clarear bastante a cor dos cabelos mechas, mas se você quer um loiro platinado, use sempre uma coloração depois de descolorir. Isso porque o cabelo pode ficar alaranjado dias depois, além de ficar altamente sensível e elástico.

Se você colore o cabelo, aposte nos produtos de tratamento com ceramidas
Quem usa coloração sabe que o fios podem ficar extremamente danificados, com pontas duplas, falta de brilho e fios quebradiços. Para reverter o problema, aposte em reconstruções capilares com ceramidas para devolver massa à fibra capilar.

-  Cabelos cacheados também podem ter franja
A franja deixa os cabelos cacheados e crespos com mais estilo e mais movimento e pode ser feita de várias maneiras: longa, curta, com volume ou pouco volume. A dica é combinar com o formato do seu rosto e corte de cabelo.

- Apare as pontas regularmente
Corte as pontinhas dos cabelos regularmente, mais ou menos a cada 3 meses. Isso porque elas podem ficar "envelhecidas" e secas, criando as pontas duplas e deixando o cabelo quebradiço.

- Cortar ou colorir e alisar os cabelos primeiro?
Se você quer combinar duas mudanças no mesmo dia, escolha cortar os cabelos depois de colorir e antes de fazer a escova progressiva. Isso porque ao esticar e tingir as mechas, as pontas podem ficar ásperas e um pouco ressecadas. Cortando depois, você acaba com esse visual.

- Se você é morena e quer ficar loira, aposte na raiz esfumada
Se você tem cabelos escuros e quer ficar loira ou platinada, deixe a raiz esfumada para deixar o novo visual mais natural. A técnica é tendência e foge daquele contraste exagerado em que tem cabelos e sobrancelhas escuros.

 

 

 Use coloração temporária para esconder primeiros fios brancos
Se os primeiros fios brancos já estão incomodando sua aparência, aposte nas colorações temporárias ao invés das permanentes. Isso porque a coloração é mais leve por não conter amônia, e consegue esconder os fios brancos por até 28 dias.

 Não se baseie pela cor do cabelo da modelo da caixinha
Por falar em coloração, se vai mudar a cor dos fios não se guie pela cor do cabelo da modelo da caixinha ou pela tabela: a dica é consultar a tabela universal de cores e combinar os pigmentos desejados com o fundo do seu cabelo - seja ele virgem ou já com alguma coloração.

 Saiba escolher touca ou papel alumínio na hora de fazer luzes no cabelo
Há dois jeitos de fazer luzes no cabelo: usando a touca e o papel alumínio. Geralmente, a touca é usada nos cabelos curtos porque facilita na hora de puxar, e o papel alumínio nos médios, compridos e finos - porque eles podem embolar se forem puxados através da touca.

-   Aposte em luzes para rejuvenescer o visual
Luzes rejuvenescem o visual e, de quebra, ainda disfarçam cabelos brancos. Escolha tons de loiro que combinem com o seu tom de pele e aposte na técnica de mechas no contorno do rosto para iluminar.
 


Será que você estava usando a certa?


-  Evite desembaraçar o cabelo debaixo do chuveiro, por que molhado o cabelo é mais frágil. 

-  Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao para o final e depois penteie próximo a raiz. 

Quando for fazer escova, faça com os cabelos úmidos, e não molhados, a escova (penteado) fica melhor. 
 

 Escova tangle teezer
A Tangle Teezer revolucionou o mundo dos cuidados com os cabelos com cerdas para modelar e desembaraçar que funcionam em cabelos molhados e secos. Esse tipo de escova é ideal para desembaraçar cabelos lisos e finos sem causar quebra dos fios. - Ela não deve ser utilizada com um secador, pois pode derreter as cerdas.


Escova redonda
A escova redonda é ideal para criar uma aparência lisa e elegante em cabelos longos. Esses tipos de cerdas são ótimos para uma aparência suave e brilhante, mas também proporcionam volume e plenitude. Para cabelos mais longos é recomendada a escolha de uma escova redonda com 15 cm ou mais de diâmetro.

Arredondadas são melhores para dar forma aos cabelos; as de diâmetro maior alisam, as estreitas dão volume. Escovas de cerdas unidas são mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas para cabelos crespos.
 


As escovas redondas :

- Escova redonda de haste oca
Indicada para cabelos longos;
Ótima para escovar franjas longas;
Retém o calor do secador facilitando a secagem e modelagem.

- Escova redonda pequena
Indicada para modelar cabelos curtos e médios;
Ajuda na escova modeladora.

- Escova redonda grande
Indicada para modelar cabelos cacheados ou crespos;
Cerdas mais firmes permitem o alisamento perfeito.

 



Escova quadrada (raquete)
Uma escova quadrada larga (raquete) é perfeita para domar cabelos rebeldes de qualquer comprimento. Ela pode ser utilizada para secar o cabelo de forma mais rápida, passando o secador sobre a raiz da escova até o final. A escova quadrada é ideal para cabelos lisos e ondulados.




Escova de penteado
A escova de penteado é parecida com uma raquete, sua formato é oval. É ideal para finalizar a escova e deixar os fios brilhantes e macios.


 

 

Escova oval de madeira
A escova oval de madeira é ideal para desembaraçar e diminuir o frizz de cabelos enrolados. Elas massageiam o couro cabeludo de maneira suave e tiram a eletricidade estática dos fios.

 

 

Os diferentes tipos de cerdas, também têm um papel bastante importante no resultado final.

cerâmica: por exemplo, são indicadas para a finalização com o secador, pois seu material garante que o efeito liso do cabelo e dure mais tempo.

metal: também têm função semelhante, mas são mais indicadas para a finalização da escova do que para de fato secar o cabelo. Isso porque o metal esquenta demais, o que pode machucar o couro cabeludo.

cerda de nylon: são indicadas para mulheres com cabelo longo e liso. Deve-se dar preferência para aquelas com cerdas arredondadas, que ajudam a distribuir a oleosidade do couro cabeludo pelo comprimento.As cerdas de nylon são flexíveis e resistentes ao calor e são as mais indicadas para desembaraçar os fios.

cerdas naturais: feitas de pelos de animais, contribuem para deixar o cabelo com mais brilho. Podem ser usadas para ondular e cachear.

escovas de madeira: são perfeitas para quem se preocupa com o frizz. Esse material não conduz eletricidade estática e por isso desembaraça o cabelo sem que aqueles fios chatos arrepiem.

cerdas de plásticos: esse tipo de cerda desembaraça bem, não puxa ou quebra o cabelo e são ideias para os cabelos mais finos e lisos.


Melhor tipo de escova para cabelos lisos
São as escovas escova raquete, que possui a base achatada e almofadada e costuma ter cerdas com bolinhas nas pontas, que protegem e massageiam o couro cabeludo. Essa, inclusive, é uma ótima opção para desembaraçar os fios longos e deixá-los bem sedosas.

Melhor tipo de escova para cabelos ondulados
Neste caso, é importante escolher um modelo que não desfaça as ondas naturais do cabelo. Escovas retangulares e com cerdas mistas são uma boa pedida, uma vez que ajudam a manter a definição desse tipo de fio. Por terem um bom espaçamento entre as cerdas, também previne a quebra dos fios.

Melhor tipo de escova para cabelos cacheados
Cabelos cacheados precisam de escovas ou pentes de madeira com cerdas mais largas e espaçadas. Isso porque o material elimina a estática, evitando o frizz, que é bastante comum nesse tipo de cabelo.

Melhor tipo de escova para cabelos crespos
Se você está se perguntando qual é a melhor escova ou pente para pentear os cabelos crespos, saiba que esse tipo de fio, assim como o cacheado, também precisa de cuidados extras na hora de desembaraçar. Por isso, o ideal também é apostar em acessórios com base de madeira e que tenham dentes bem espaçados. Se for escolher um pente, opte pelo estilo “jacaré”, que é mais largo.



Como limpar sua escova de cabelo
Limpe uma vez por semana.
Remova quaisquer fios de cabelo ou detritos, usando um pente de cabo, deslize por baixo onde o cabelo se juntou entre as cerdas da escova, você também usar o limpador de escova
(Hairbrush Cleaner).
Encha a pia com água morna e use um pouco de xampu.
Limpe as cerdas na água usando os dedos e com a ajuda de uma escova de dente (apara limpeza de escovas)
Enxágue bem e esprema o excesso de água.
Deixe secar sobre uma toalha.

Hairbrush Cleaner: limpador de escova

 

 

Cuidados
Cabelo Ondulado
Você pode usar o secador em seus cabelos, mas lembre-se de que o corte do seu cabelo é ondulado. Fazendo um bom corte você evita que o seu cabelo encrespe demais. Principalmente nos dias muito chuvosos e úmidos. 
Cabelo Liso 
Saiba que enrolar o cabelo ou ficar aplicando Spray todos os dias, pode prejudicar o seu cabelo.
Se você quer mudar a textura natural de seu cabelo, faça isso com produtos apropriados, independentemente de você querer alisar ou deixar ele encrespado. 
Cabelo Muito Fino
Para dar volume, peça ao profissional para cortar o seu cabelo em camadas, por etapas.
Ou faça uma permanente bem leve, nas camadas internas do seu cabelo.
Se você quer que seu cabelo fique mais encorpado, lave-os com maior frequência.
Usar um condicionador mais grosso, bem encorpado ou um creme rinse de henna, também podem ajudar muito, para não deixar o seu cabelo com aspecto fino demais.
O secador também dá mais volume. Mas cuidado, ele pode enrolar demais o seu cabelo. 
Cabelo Crespo 
Cabelos crespos devem ser cortados num só comprimento, deixando que fiquem com o seu desenho natural.
Você também pode modelá-los com o uso de Bóbis bem maiores. Deste modo você pode controlar o ondulado, que pode ficar as vezes, muito fechados e pequenos demais.
Para deixá-los lisos por um tempo, use bóbis quando o seu cabelo ainda estiver úmido.
Nunca deixar de usar o seu condicionador de preferência, logo após o uso de seu xampu.
Isto facilita em muito, pentear o cabelos. 
Cabelo Muito Seco - Muito Fraco - Sem Brilho 
Na grande parte da vezes, seu cabelo fica assim por causa do uso excessivo de produtos químicos.
Bóbis elétricos, a chapinha ou o secador, são os grandes vilões de cabelos danificados.
É aconselhável usar estes tipos de aparelhos elétricos, no máximo, duas vezes por semana.
Você também pode cortar os cabelos de um jeito que possam ser modelados de forma mais fácil. Sem precisar ficar usando estes aparelhos elétricos. Com isso, você faz com que os fios tenham uma vida mais saudável.
Lembre-se de aplicar sempre, após o uso de seu xampu, um condicionador com proteínas.
Antigamente isto não era possível. Hoje existem uma infinidade de xampus e marcas no mercado, que podem melhorar ainda mais, a saúde de seus cabelos. 
   
  Cabelo grosso e difícil de enrolar 
  O aconselhável é cortá-lo em camadas.
Se o seu cabelo for bem liso, uma permanente bem leve, pode deixar ele bem bonito.
O uso de condicionador, logo após o xampu, também o deixa bem maleável. 
   
  Cabelos com pontas quebradiças e partidas
  Em quase todas as situações, isto é ocasionado pelo uso exagerado de produtos químicos como as tinturas, permanentes e também os descolorantes.
Lembre-se de que mesmo os cabelos saudáveis, devem ser cortados a cada dois meses.
Se isto não ocorrer, as pontas ficarão quebradiças e também partidas.
Uma outra dica é controlar o tempo do corte. Normalmente na correria do dia a dia, não percebemos o tempo que passou.
Crie o hábito de anotar as datas em que você cortou o cabelo. 
 
  Cabelos com Estática 
  Normalmente este tipo de problema aparece no inverno e é devido a eletricidade na atmosfera.
Um bom modo de controlar isso, está no uso de xampus e condicionadores bem suaves.
Uma dica, caso você ainda tenha problemas com isso, é aplicar um pouquinho só, com as mãos úmidas, antes de pentear os seus cabelos. Mas lembre-se: não exagere. Você pode deixar o seu cabelo ensebado demais e com aspecto de quem não lavou o cabelo. 
   
 
   
 

Tintura de Cabelos 

 

Na hora de optar por mudar a cor dos cabelos, todo mundo de vez em quando, tem vontade de mudar o visual. Reunimos algumas dicas a respeito de combinação da cor pele com o cabelo e que tipo de cuidado você deve ter em relação a escolha do produto. Observe o tom de sua pele. 

Na hora de escolher o produto ou a cor, leia atentamente estas dicas.

Caso você opte por um tonalizante e não uma tinta, é bom saber que o tonalizante não aceita mudanças radicais, portanto opte por uma cor dentro da sua base natural.

Caso você opte pela tinta, para ter melhores resultados, escolha uma cor no máximo 4 tons mais "escuro" que a sua cor natural ou no máximo 4 tons mais "claro".

Evite lavar o cabelo antes de tingir, a oleosidade natural protege o couro cabeludo. Se o seu cabelo passou recentemente por permanente, alisamento ou amaciamento, consulte seu cabeleireiro para ter certeza de que a tinta não vai danificar demais os seus cabelos. 

Pele Rosada 
Ficam bem com acobreados, vermelhos, dourados, ruivos, marrons e tons escuros. 

Pele Amarelada
Vai bem com tons de marrons e vermelhos. 

Pele Morena
Ficam ótimas com castanhos, achocolatados, pretos e vermelhos. 

Pele Negra
O melhor é optar por castanhos, tons acobreados e pretos. 
   
 
   
 

Truques para valorizar e suavizar seus traços

   
  Pescoço Curto
  Use cabelos curtos, com volume no alto da cabeça, eles criam a ilusão de que há mais espaço entre seu queixo e o colo. 
 
  Testa Alta
  Não caia na tentação de usar franja espessa para disfarçar a testa. Escolha uma franja suave, desfiada, para criar leveza. Não é recomendável tiaras e rabo de cavalo. 
   
  Testa Estreita
  O recurso da franja é válido. Mas,comece bem para trás da linha da testa. Com volume na parte superior e laterais. 
   
  Nariz Grande
  Cabelos totalmente presos evidenciam o nariz. Escolha um topete levemente caído e laterais com volume. 
   
  Queixo Retraído
  Crie volume, use ondas amplas e soltas a partir das orelhas. Evite usar cabelos que criam volume no alto da cabeça. 
 
  Queixo Duplo
  Um corte quadrado, com as pontas delicadamente voltadas para dentro, pode suavizar um queixo duplo.
   
 
 
 
 
 
     
     
     
     

MULHER VIRTUAL

     
 
   

 

  ® Mulher Virtual
Todos os direitos reservados.